INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 27 de abril de 2015
Horário: das 8h30 às 16h30

ORGANIZADORES
FEAGRI (Faculdade de Engenharia Agrícola)
Prof. Dr. Nilson Antonio Modesto Arraes
Me. Rafael Pazeto Alvarenga


Resumo do evento:

As unidades de produção de café são no Brasil, bem como em outros países, predominantemente familiares. Com a desregulamentação do setor dos anos 90, diversos produtores familiares tiveram sua forma de reprodução social ameaçada. Uma das formas de responder a este novo contexto foi a criação de mecanismos em que consumidores apóiam financeiramente este perfil de produtores, pagando um preço diferenciado, o qual, em parte, alcança os produtores e suas associações: o sistema Fair Trade. Mas afinal, este sistema tem funcionado? Os objetivos principais deste evento são caracterizar a cafeicultura familiar e o grau de adesão dos cafeicultores à certificação Fair Trade no Brasil, identificar demandas de avaliação de impacto deste sistema e discutir formas de avaliá-la.


PROGRAMAÇÃO

08h30 - Credenciamento

9h00 – Abertura

09h30 - Mesa: cafeicultura familiar e certificação

Coordenação: Sergio Parreiras Pereira
Pesquisador científico no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Mediador da Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira no PEABIRUS. Coordenador do Núcleo de Manejo do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/ Café).

Palestrantes:

09h30 – Paulo Henrique Leme
Professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras. Atua na área de Estudos de Mercados Construcionistas, analisando certificações sustentáveis (terceiro setor e públicas), de qualidade e origem no agronegócio, com foco na construção dos mercados de produtos especiais e diferenciados, especialmente focados no agronegócio do café.

09h50 – Celso Luis Rodrigues Vegro
Pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola (IEA), com trabalhos focados em temas ligados à coordenação de cadeias agroindustriais, inovação tecnológica e tendências do mercado de alimentos e bebidas, especialmente, do café

10h10 – Discussão

10h30 – Coffe Break

11h00 - Mesa: Diagnóstico e demandas de avaliação do Café Fair Trade

Coordenação: Julieta Teresa Aier de Oliveira
Pesquisadora doutora e orientadora do programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, assentamentos rurais, segurança alimentar, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável.

Palestrantes:

11h00 – Reinaldo Rodrigues
Diretor da Faitrade Brasil, entidade que tem como principal objetivo a construção de um mercado de produtos fairtrade no Brasil.

11h20 – André Luis Reis
Cafeicultor e atua como presidente da Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança – Costas 5588.  Também é presidente da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFair).

11h40 – Discussão

12h00 - Almoço

14h00 - Mesa: Metodologias de avaliação de impacto

Coordenação: Marco Tulio Ospina Patino
Professor na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) na República de Panamá e do Banco Inter Americano de Desenvolvimento (BID) na Republica de Paraguai. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Administração de empresas agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração rural, inteligência competitiva, análise de mercado, estratégia, avaliação de projetos de investimento, micro e pequenas empresas, marketing internacional e exportação.

Palestrantes:

14h00 – Ruerd Ruben
Professor e pesquisador no Instituto de Pesquisa Agrícola da Universidade de Wageningen (Holanda). Atua na área de avaliação de impactos em sistemas de produção agrícola e impactos de programas de certificação socioambientais.

14h20 – Bèat Gruninger (BDS Consulting)
Diretor da BSD Consulting, que é um grupo de consultoria com escritórios estabelecidos em vários países (Brasil, Suíça, Colômbia, Chile, Equador, Portugal, Espanha, México, EUA, Alemanha e China). Já atuou por vários anos como consultor da Fairtrade. No Brasil, a BSD Consulting está trabalhando com projetos focados na sustentabilidade de sistemas de produção e já tendo desenvolvido vários estudos de impactos de programas de certificação.

14h40 – Discussão

15h00 – Coffe Break

15h30 - Mesa: Projetos de Cafeicultura Familiar e Tecnologia Social

Coordenação: Eduardo Heron dos Santos (a confirmar)
Gerente de TI do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ). Responsável pela geração de informações estatísticas aos associados da instituição. Coordena o programa nacional de emissão do Certificado de Origem da Organização Internacional do Café (OIC).

Palestrantes:

15h30 – Elio Cruz de Brito
Diretor geral da Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, que está vinculada a Neumann Kaffee Gruppe, referência mundial no comércio de café. Está vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em projeto voltado a sustentabilidade da cafeicultura no Brasil. Possui carreira profissional fortemente orientada para o desenvolvimento local sustentável das comunidades produtoras e do setor cafeeiro

15h50 – Rogério Miziara
Assessor Sênior da Fundação Banco do Brasil. Formado em administração e comercio exterior, atua na análise e gerenciamento de projetos sociais, no gerenciamento do Programa Banco de Tecnologias Sociais e no gerenciamento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

16h10 – Discussão

16h30 – Encerramento

Para realizar sua inscrição escolha uma das opções:

Caso você seja novo no site Fóruns Permanentes acesse o link:
Cadastrar-se no site dos Fóruns Permanentes

Caso já possua cadastro no site dos Fóruns Permanentes acesse o link:
Entrar no site dos Fóruns Permanentes