— EVENTOS

"A CIDADE EM DISPUTA"

"A CIDADE EM DISPUTA"



Ao se apresentar "A cidade em disputa" como tema importante diante dos objetivos dos Fóruns Permanentes, considera-se a atualidade e relevância dessa pauta para a sociedade e seu potencial no estreitamento de relações com a universidade. Uma dimensão importante do processo de produção do espaço, em uma sociedade capitalista, é a esfera de conflitos entre os diversos agentes modeladores do espaço urbano. A disputa pela possibilidade de satisfação de diferentes interesses envolvidos, parece ser sintetizada pela apropriação da cidade segundo o seu valor de uso e um valor de troca.  Tal assertiva afirma que entre o valor de troca da cidade mercadoria e o valor de uso da cidade, condição necessária de vida para a classe trabalhadora, há uma profunda oposição que gera um conflito básico e estrutural. Nesse contexto, considera-se que além do papel dos agentes públicos (executivo e legislativo), a ação e mobilização de cidadãos e cidadãs, organizados ou não em movimentos sociais, é tema de extrema importância. Assim, nesse Fórum se pretende discutir elementos centrais sobre o processo político, econômico, cultural e ambiental de produção do espaço e sua desigual distribuição, assim como os caminhos que poderiam ser (ou tem sido) adotados por organizações sociais, movimentos sociais e agentes públicos para enfrentar esta questão.



Evento

"A CIDADE EM DISPUTA"

Detalhes do evento

Data do evento: 13/11/2018

Período de inscrição: 17/10/2018 a 12/11/2018

Vagas: 840

Local: Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP

Organizador Responsável: Prof.Dr. José Marcos Pinto da Cunha/IFCH/Nepo/Unicamp

Unidades e órgãos envolvidos: Faculdade de Engenharia Civil(FEC)/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)/Instituto de Geociências (IG)/Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb)/Núcleo de Estudos de População(Nepo)/Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC) Instituto das Cidades -Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico(IE)

Evento: GRATUITO

Programação

MANHÃ

9h – Abertura

9h15 – 10h15:  Conferência

Coordenação: Profa. Dra. Gisela Cunha V. Leonelli (FEC-Unicamp)

Prof. Dra. Ermínia Maricato (USP): “Processos da Produção do Espaço em Grandes Metrópoles”

10h15 – 10h30 – Coffee Break

10h30 – 12h30: Mesa Redonda 

Os agentes da disputa: as gentes na disputa (parte 1)

Coordenação: Profa. Dra. Adriana Bernardes (IG/Unicamp)

·         Profa. Dra. Catia Antonia da Silva (UERJ): a disputa pela cidade e o papel dos movimentos sociais 

.         Prof. Dr. Francisco Comaru (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC). “Resiliência e participação na cidade (in)formal”

.         Prof.Dr. Nelson Che (Coordenador da Central de Movimento Popular - CMP)

Debate

12h30 - 13h - Lançamento do livro: Dinâmica Demográfica e Socioespacial no Brasil Metropolitano - Convergências e Especificidades Regionais - José Marcos Pinto da Cunha (Organizador)

     Trata-se de um livro que aborda o processo de expansão territorial e a dinâmica migratória registrados no final do século XX e começo do século XXI nas noves regiões "metropolitanas federais" do Brasil. Contando com um capítulo para cada uma destas RMs, bem como outros que buscam contextualizar teórica e metodologicamente a discussão sobre o seu objeto, este livro é resultado de um processo cooperativo de várias instituições e demógrafos especialistas nos temas tratados. Como base em um conjunto de dados padronizados de forma a unicidade às questões tratadas, mas com ampla autonomia aos autores para as interpretações e análises, este livro, pelo seu caráter eminentemente demográfico, pretende ser uma contribuição original aos estudos sobre processos e fenômenos que se observam em nossas regiões metropolitanas. 

TARDE

14h00 – 14h40:  Conferência

Coordenação: Profa. Dra. Mariana Fix (IE/Unicamp)

Prof. Dr. Carlos Vainer (IPPUR-UFRJ):  “Cidade como política: conflito e planejamento”

14h:40 – 15h:00 - Coffee Break

15h00 – 17:00 Mesa Redonda 

Os agentes da disputa: as gentes na disputa (parte 2)

Coordenação: Profa. Dra. Josianne Cerasoli (IFCH-Unicamp)

·         Prof. Dr. Nelson Saule Jr (Instituto Polis): “A cidade como um bem comum, pilar emergente do direito à cidade ”  

·         Sra. Thamires Batista Gomes Ramos “Cidade em disputa: agentes”

·         Dr. Valcir Paulo Kobori (Ministério Público do Estado de São Paulo): “O papel da promotoria de justiça na cidade em disputa!”

Debate

 

17h:05 Encerramento