— EVENTOS

Esporte e Mulher

As condições de acesso das mulheres ao campo esportivo, seja no lazer, na prática amadora, como treinadoras ou gestoras ainda são desiguais e, por vezes, cercadas de preconceitos. É preciso que as discussões sobre a presença da mulher no esporte, além de abordarem atletas de elite, também promovam a participação feminina nas diversas esferas esportivas.

Diversos Grupos Temáticos de Trabalhos foram criados em congresso nacionais de Educação Física e Ciências do Esporte com o objetivo de debater a presença feminina no campo esportivo. Entretanto, é quase imperceptível a existência de eventos promovidos pela comunidade acadêmica e aberto ao público em geral integralmente destinado à discussão sobre mulheres no esporte. É importante que atletas, praticantes, treinadoras, gestoras, pesquisadoras e muitas outras mulheres envolvidas com práticas esportivas apresentem trajetórias bem-sucedidas, assim como os desafios enfrentados nesse percurso. O diálogo entre academia, profissionais envolvidas com o esporte e estudantes é fundamental para que as barreiras de gênero ainda existentes sejam superadas, e é exatamente a promover este diálogo que este fórum sobre "Esporte e Mulher" se propõe.

Fazer inscrição

Esporte e Mulher

Detalhes do evento

Data do evento: 26/10/2018

Período de inscrição: 25/09/2018 a 25/10/2018

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas - UL12 - Limeira-SP

Unidade/Instituto: Ciências do Esporte/Faculdade de Ciências Aplicadas

Coordenação: Profa. Dra. Larissa Rafaela Galatti

Organizadores: Profa.Dra.Larissa Rafaela Galatti/Prof.Dr. Leandro Carlos Mazzei/Prof.Dr. Alcides José Scaglia/Profa.Dra. Helena Altmann/Prof.Dr.Sergio Settani Gigliio/Profa. Ms. Julia Barreira Augusto

Evento: GRATUITO

Credenciamento: 8:30

Abertura:  9h

MANHÃ

9:20  10:20

Tema: Mulher e esporte: experiências de sucesso no Canadá

Convidada: Diane Culver (University of Ottawa)

Coffee Break: 10h20 às 10h50

Tema: Esporte, gestoras e treinadoras

Convidadas: Aline Pellegrino (Futebol - FPF), Emily Lima (Futebol, Santos FC, a confirmar), Adriana Amado (basquetebol, experiência como treinadora no Brasil e Argentina), Mônica Atílio (basquetebol - LBF).

12h20 às 14h

Almoço

TARDE

14h às 15h30

Tema: Esporte e carreiras de atletas de sucesso

Convidadas: Joanna Maranhão (Natação), Aline Silva (Luta Olímpica, SESI), Leila Zabani (Basquetebol),

15h30 às 17h

Tema: Políticas Esportivas e Igualdade de Gênero

Convidadas: Paula Korsakas (LEPE-FCA-FEF/UNICAMP, Cacilda Amaral (GEPAE-EEFE/USP) Cassia Damiani (Universidade Federal do Ceará)

17h às 17h30

Coffee Break

ATENÇÃO: em função das atividades esportivas das convidadas, que depende de suas respectivas Federações/Confederações/clubes, a programação pode ser alterada, inclusive com novos(as) palestrantes.

Fazer inscrição