— EVENTOS

Fórum Permanente: Cuidados paliativos pediátricos: avanços e desafios

Fórum Permanente: Cuidados paliativos pediátricos: avanços e desafios



A evolução tecnológica e o progresso da ciência vêm proporcionando que, cada vez mais, crianças vivam com condições crônicas complexas. Com esse novo cenário epidemiológico, os cuidados paliativos tornam-se importante ferramenta para a assistência nesse contexto. O evento tem como meta incentivar a discussão e reflexão interdisciplinar na área dos cuidados paliativos pediátricos, visando à melhoria da assistência às crianças em cuidados paliativos e suas famílias. As conferências abordarão aspectos atuais e relevantes, dentre eles: “Desafios dos cuidados paliativos pediátricos e neonatais”, “Luto” e “Comunicação com a criança”.

 



Evento

Fórum Permanente: Cuidados Paliativos Pediátricos: Avanços e Desafios

Detalhes do evento

Data do evento: 13/11/2019

Período de inscrição: 10/10/2019 a 12/11/2019

Vagas: 840

Organização: Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e Hospital de Clínicas da UNICAMP-Serviço de Enfermagem Pediátrica.

Coordenação: Dra. Maira Deguer Misko; Profa.Dra. Luciana de Lione Melo e Profa.Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes-Castillo. 

Evento: GRATUITO

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

PROGRAMAÇÃO:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura

9h30 - Cuidados paliativos pediátricos: para quem, quando, por quê?

Dra. Poliana Cristina Carmona Molinari

Médica Oncologista Pediátrica e da Unidade de Dor e Cuidados Paliativos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, (UNIFESP/EPM). Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos e Aperfeiçoamento em Cuidados ao Paciente com Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio-Libanês. Palliative Care Education and Practice - Harvard Medical School.

10h10 - Decisões difíceis no contexto dos cuidados paliativos pediátricos

Dra. Simone Brasil de Oliveira Iglesias

Médica Assistente da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital São Paulo (UNIFESP). Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Título de Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira. Coordenadora do Grupo de Bioética e Cuidados Paliativos do Departamento de Pediatria da UNIFESP. Presidente do Departamento Científico de Dor e Medicina Paliativa da Sociedade Brasileira de Pediatria.

10h40 - Perguntas

10h50 -  Coffee break

11h10 - A criança em cuidados paliativos e suas famílias: intervenções e desafios

Profa. Dra. Maira Deguer Misko

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, área de Saúde da Criança e do Adolescente. Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium LatinoAmerica. Cofundadora e vice-coordenadora (Brasil) da Red Internacional de Enfermería en Cuidados Paliativos/Enf Americas OPS.

11h50 - Perguntas

12h - Almoço

13h30 - Mesa redonda: Como fazemos? Recursos e desafios

A experiência na implantação de um serviço de cuidados paliativos pediátricos.

Enfa. Esp. Rita Tiziani

Enfermeira da Unidade de Dor e Cuidados Paliativos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICR-HC/FMUSP). Especialização em Administração de Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium LatinoAmerica. Professora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Pediátrica do ICR-HC/FMUSP.

Particularidades do cuidado paliativo neonatal

Dra. Jussara de Lima e Souza

Médica Neonatologista. Mestre em Medicina. Médica assistente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher - CAISM da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium LatinoAmerica.

A criança em cuidados paliativos, os irmãos e a ambiente escolar: como dar suporte?

Psi. Me. Mariana Sarkis

Pscicóloga da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Paulistano. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro da Equipe do Instituto de Psicologia 4 Estações.

15h20 - Perguntas

15h40 - Coffee break

16h - Cuidando do cuidador: o olhar para o profissional de saúde

Dra. Nely Aparecida Guernelli Nucci

Psicóloga. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tutora e Docente da Residência Multiprofissional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Perguntas

17h - Encerrramento