— EVENTOS

Fórum Permanente: Governança para a Sustentabilidade

Fórum Permanente: Governança para a Sustentabilidade



O processo de transição para um mundo sustentável parece ser muito mais um novo marco civilizatório do que um simples processo de mudança.  Demanda a integração de esforços de inúmeras formas e naturezas, do global ao regional e local, das formas de produção e organização das atividades humanas, e, em especial, as regras, valores, leis, comportamentos e formas de viver.

São Igualmente inúmeros os agentes que participam deste processo.

Como então pensar a “governança” deste processo de mudança?

Qual é o papel das instituições e como elas organizam para atingir uma dinâmica que nos leve à economia circular?

A discussão destas questões, seguida por uma rodada de interpretações multi-agentes acerca de como este processo pode ser pensado, é o tema deste Forum Permanente da Unicamp.



Evento

Fórum Permanente: Governança para a Sustentabilidade

Detalhes do evento

Data do evento: 26/11/2019

Período de inscrição: 15/10/2019 a 25/11/2019

Vagas: 840

Coordenação: Profa.Dra. Maria Ester Dal Poz

Organização: Faculdade de Ciência Aplicadas -FCA

Evento: GRATUITO

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo - Unicamp
13083-851
Campinas – SP

PROGRAMAÇÃO:

9h - Abertura

9h15 - Klaus Frey, Professor Titular de Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC e pesquisador de produtividade do CNPq - "O Desafio da Transição"

Klaus Frey

Klaus Frey é Professor Titular de Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC e pesquisador de produtividade do CNPq, desenvolvendo pesquisas nas áreas de políticas públicas e ambientais, governança pública, democracia e desenvolvimento sustentável. Recentemente, editou os livros Politics and conflict in governance and planning: theory and practice, pela Routledge Taylor & Francis Group, (com Ayda Eraydin) e Governança multinível e desenvolvimento regional sustentável (com José M. Brasiliense Carneiro), pela Oficina Municipal.

9h40 - Discussões

9h50 - Profa. Ester Dal Poz, UNICAMP - "Os Desafios das Instituições voltadas para a Missão da Sustentabilidade"

Ester Dal Poz

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas FCA, área de Administração e colaboradora em pós-graduação do Instituto de Economia – IE, Unicamp. Pesquisadora e docente de pós-graduação na área de Economia Industrial e de Empresas, com foco em Gestão da Inovação. Compôs a Diretoria Executiva da Agência de Inovação (INOVA) da Unicamp, como Assessora, de 2012 a 2016, exercendo atividades no campo das elações universidade-empresa-governo. Tem doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, CDTS – FIOCRUZ, no desenvolvimento de ferramentas de gestão da inovação e pós-doutorado no Instituto de Economia da Unicamp. Foi coordenadora do CEPAD (Centro de Pesquisas em Administração), da FCA, entre 2010 e 2013; é pesquisadora do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. Atua principalmente nos temas: comércio internacional, elaboração de projetos, redes de inovação, propriedade intelectual e dinâmicas de inovação, organização da pesquisa e monitoramento tecnológico.

É coordenadora do São Paulo in Natura Lab, Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade, no âmbito do consórcio internacional de Urban Living Laboratories da Fapesp e Belmont Forum.

10h10 - Discussões

10h20 - Coffee Break

10h40 - Profa. Cristina Knörich Zuffo, Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios da SABESP desde 2015.

Cristina Knörich Zuffo

Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios da SABESP desde 2015. Formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1992), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola Politécnica da USP (2002) e MBA pela Fundação Instituto de Administração da USP (2014).

Possui experiência em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e Inovação, na captação de recursos de fomento à PD&I, propriedade intelectual, estudos de prospecção tecnológica, parcerias tecnológicas nacionais e internacionais, gestão e prospecção de novos negócios, modelagem matemática hidráulica, estudos de concepção e otimização para abastecimento público, eficiência energética em sistemas de bombeamento e planejamento do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

11h40 - Discussões

12h - Profa. Bárbara Teruel, UNICAMP. "Os Esforços Científicos para Agricultura Sustentável".

Bárbara Teruel

Engenheira Mecânica pela Universidad de Oriente (Cuba, 1989). Mestrado e Doutorado pela UNICAMP (Engenharia Mecânica e Especialização em Automação e Controle de Processos Agroindustriais, 2000). Professor e Pesquisador na Faculdade de Engenharia Agrícola desde 2006 (Professor Associado 5.2). Prêmio de Excelência Acadêmica Zeferino Vaz (2015). Coordenador e Pesquisador Principal em projetos com financiamento nacional e internacional. Executora de parcerias e convênios com Universidades de Europa e das Américas. Membro de projetos da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2011). Membro Titular da Câmara de Eficiência Energética da UNICAMP.

12h30 - Almoço

14h - Sr. Carlos Eduardo Batista Fernandes - Secretário Executivo do Departamento de Abasteciamento e Agricultura do Município de São Paulo. "As Ações da Cidade de São Paulo para Agricultura Urbana Sustentável".

Carlos Eduardo Batista Fernandes

Secretário Executivo do Departamento de Abastecimento e Agricultura de São Paulo.

14h30 - Discussões

14h40 - Prof.Ademar Romeiro, UNICAMP. "Economia Ecológica: evolução e desafios".

Ademar Ribeiro Romeiro

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas; doutorado em Economia pela Universidade de Paris (EHESS/França); pós-doutorado pela Universidade de Stanford (SU/EUA). Atualmente é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Economia com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nas áreas de meio ambiente, progresso técnico, agricultura e meio ambiente, reforma agrária e agricultura sustentável, economia ecológica.

15h - Discussões

15h10 - Prof.Sylmara L.F. Gonçalves Dias - USP. "Perdas e Desperdício de Alimentos".

Sylmara L.F. Gonçalvez Dias

Professora associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PPgS) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Líder no Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e Diretora da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo; mestre em Administração pela Universidade de São Paulo; bacharel em Administração pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais e bacharel em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. Pesquisadora das áreas de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Políticas Públicas Ambientais e Estudos Organizacionais. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Empreendedorismo Social, Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Resíduos Sólidos Urbanos, Desperdício de Alimentos.

15h30 - Discussões

15h40 - Coffee Break

16h - Sr. Walter Tesch, SIMA, Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente do Estado de São Paulo. "Desafios de Governança nas Áreas de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo"

Walter Tesch

Coordenador Executivo Comitê de Integração e Apoio as Áreas de Mananciais na Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). Possui graduação pela Universidad de La Republica e mestrado em Ciências Humanas pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru. Possui experiência em atividades e experiencias conexas; missões de diagnóstico e orientação na formação e estratégia sindical em diversos países, junto a colóquios internacionais, Europa, Mercosul. Trabalhou como representante em Conselhos diversos, Articulador de diálogo militares e movimento social, e é Fundador da Federação e Confederação Cooperativa de Trabalho no Brasil promovendo articulação do trabalho associado diante desestruturação do trabalho; Gestor de território 1/4 Município de São Paulo; Coordenador de instituições, conselhos e politicas vinculadas à gestão da água no Estado S.P.; Promotor da gestão e organização da fiscalização ambiental e em áreas de mananciais; Executivo de Fundação gestora unidades de conservação e; Consultor short time no Peru pelo Banco Mundial.

16h20 - Discussões

16h30 - Dr. Jean Ometto, INPE, Coordenador dos Programas de Mudanças Climáticas da Fapesp e Sr. Alexandre Rocatto, FAPESP, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. "O fomento à ciência da sustentabilidade: a cooperação internacional da FAPESP com Belmont Forum". 

Dr. Jean Ometto

Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema da Terra (CCST / INPE). Professor do pós-graduação no CCST / INPE; Professor associado no PPG-Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora; e, Professor colaborador do PPG do NEPAM (UNICAMP). Iniciei meus trabalhos científicos com foco em biogeoquímica, isótopos estáveis e interações entre os componentes da biosfera, incluindo paisagens antrópicas. Recentemente, minhas atividades acadêmicas e de pesquisas estão centradas no diagnóstico e prognóstico de atividades antropogênicas, e mudanças climáticas, em processos biogeoquímicos naturais, uso do solo e cobertura do solo, emissões de gases do efeito estufa e indicadores de sustentabilidade; com contribuições ao governo brasileiro sobre as questões relacionadas à quantificação de emissões de carbono do setor LULUCF. Nomeado ao IPCC para WG-II (para o ciclo AR5 e AR6) e Task Force sobre inventários de emissões de GEE; para o IPBES sobre Avaliação de Escopo Regional e Sub-Regional; e, para a Coalizão do Clima e do Ar Limpo para Reduzir os Poluentes Climáticos de Vida Curta (CCAC) na América Latina; Representante brasileiro do Conselho Executivo da Inter-American Institute for Global Change Research (IAI); Diretor Regional do International Nitrogen Iniciative (INI); Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais; Vice-Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA); Membro do comitê científico do Global Carbon Project e do AmazonFace Program (Fonte: Currículo Lattes)

Alexandre Rocatto

Coordenador de Programas Científicos – Engenharias e Ciências Exatas. Diretoria Científica – FAPESP.

17h - Encerramento