— EVENTOS

Fórum Permanente: Longevidade e Qualidade de Vida -Tema Central: "O Idoso como agente transformador"

FP: Longevidade e Qualidade de Vida



Reflexões sobre o aumento expressivo da população idosa e que traz profundas alterações na pirâmide etária, gerando um novo perfil populacional de modo que as implicações desse novo perfil possam gerar novos desafios e principalmente novos programas e serviços destinados à população idosa, além de promover maior possibilidade de debater entre os docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de politícas de saúde, assistência, politícas sociais e públicas e áreas afins, criando novos estímulos para se promover outras ações destinadas a este público.

 



Evento

FP: Longevidade e Qualidade de Vida - Tema Central: "O IDOSO COMO AGENTE TRANSFORMADOR"

Detalhes do evento

Data do evento: 01/10/2019

Período de inscrição: 08/08/2019 a 14/08/2019

Vagas: 550

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Ciências Médicas -FCM-UNICAMP, Faculdade de Enfermagem- Fenf-UNICAMP e UniversIDADE -um Programa para a Longevidade.

COORDENAÇÃO: Profa.Dra. Kátia Stancato e Isabel Cristina Araújo Floriano

EVENTO: GRATUITO

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ

8h30 - Credenciamento

9h30 - Abertura  e apresentação do Coral SAMUCA

10h30 - Palestra: "Longevidade e Qualidade de Vida"

Palestrante: Prof.Dr. Leandro Karnal - IFCH-UNICAMP

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo (USP); professor na Unicamp e escritor. Por seu conhecimento, ideias e análises críticas, alcançou lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro. Atualmente é um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como O Inferno Somos Nós; Todos Contra Todos; Crer ou Não Crer; O Dilema do Porco Espinho, O Que Aprendi Com Hamlet e o recentemente lançado O Coração das Coisas. Na mídia televisiva participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL, entre outros. É colunista semanal no jornal O Estado de São Paulo e presença de destaque na imprensa nacional. Suas mídias sociais já alcançaram mais de 2 milhões de seguidores. Seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.

12h - Almoço

TARDE

14h - Apresentação do Coral UniversIDADE

14h40 - Palestra: "Os Desafios da Vida e a Longevidade e Qualidade de Vida"

Palestrante: Prof.Dr. Diego Lima Ribeiro

Educação
• Graduação em Medicina, Residência em Clínica Médica e Especialização em Ética e Bioética pela FCM-UNICAMP.
Experiência
• Médico Assistente e coordenador da UER – HC/UNICAMP.
• Médico Assistente da Enfermaria de Emergências Clínicas HC/UNICAMP. Assistência médica e Ensino a graduandos e médicos residentes.
• Membro da disciplina de Emergências Clínicas da FCM-UNICAMP - desde 2013: Ensino médico a graduandos médicos residentes.
• Membro do Centro Interdisciplinar de Ética e Bioética da FCM-UNICAMP - desde 2017: Ensino de ética e bioética aos alunos do primeiro ao sexto ano da graduação da medicina.

15h40 - Palestra: "Superação e Positividade"

Palestrante: Geraldo Rufino - Empresário de São Paulo

Geraldo Rufino, empreendedor, escritor e palestrante, iniciou a vida como catador de latas na periferia de SP, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos. De office-boy à diretor de operações no PlayCenter, ele sempre entendeu que precisava empreender mesmo no CNPJ de outros para garantir sua estabilidade e segurança familiar. Quebrou seis vezes, sendo a última em 2003 depois de um investimento mal sucedido. Nunca levou esses episódios como algo desesperador. Ao contrário, olha para todas essas experiências como algo extremamente positivo e enriquecedor. Em 1985, ao fundar a JR Diesel, quebrou paradigmas e transformou o segmento de desmanche de veículos aplicando organização e inovação. O novo modelo de negócios mudou a nomenclatura e a forma como o setor é visto hoje pela sociedade. O termo desmanche ficou no passado e atualmente passou a ser conhecido como reciclagem automotiva. Hoje a empresa é avaliada em nove dígitos, gerando próximos de 180 empregos diretos e muitos outros indiretos na perspectiva de continuar crescendo acima da média, gerando mais e melhores oportunidades para brasileiros.

16h40 - Considerações finais

17h - Encerramento