— EVENTOS

Fórum Permanente: Universidade como Laboratório para Cidades Inteligentes e Humanas

Fórum Permanente: Universidade como Laboratório para Cidades Inteligentes e Humanas



A Universidade como Laboratório Vivo pode contribuir com a implantação de Cidades Inteligentes, por se tratar de um ambiente onde convivem ensino, pesquisa, experimentação, extensão e inovação. Um campus universitário, por ser um espaço de convivência de ideias e cenários, conceitos e tecnologia, contribui para alavancar ações em prol da Sociedade, passando pela sustentabilidade. A gestão e uso consciente dos recursos propicia um ambiente influenciador, não só para os membros da comunidade acadêmica, como para o desenvolvimento local e regional. O fórum tem como objetivos o agrupamento de representantes dos setores que fazem possível uma Cidade Inteligente (Governo, Academia, Empresas, Agências de Financiamento e Sociedade), para compartilhar experiências, nacionais e internacionais, de ações diversas para fazer possível uma cidade inteligente. Busca-se propiciar um ambiente de discussão sobre ações e estratégias para incrementar, interligar e catalisar a participação colaborativa entre os diferentes setores, na busca por melhorar a cidadania e a qualidade de vida da Sociedade.

 



Evento

Universidade como Laboratório para Cidades Inteligentes e Humanas

Detalhes do evento

Data do evento: 09/10/2019

Período de inscrição: 04/07/2019 a 08/10/2019

Vagas: 840

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Engenharia Elétrica - FEEC, Instituto de Geociências - IG, Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP - FEAGRI e Campus Sustentável.

COORDENAÇÃO: Profa.Dra. Bárbara Teruel - FEAGRI,Prof.Dr. Luiz Carlos da Silva - FEEC e Profa.Dra. Flavia Consoni - IG e Lindinalva Machado - Campus Sustentável.

Evento: GRATUITO

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo - Unicamp
13083-851
Campinas – SP

PROGRAMAÇÃO:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura

MESA 1: As experiências das Universidades como Laboratórios Reais para a sustentabilidade

9h30 - Contextualizando a Cidade Inteligente: Profa.Dra. Bárbara Teruel, Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP.

9h40 - Campus Sustentável UNICAMP como Laboratório Tecnológico-Prof.Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva-Coordenador do Projeto Campus Sustentável-UNICAMP.

10h -   The Michigan State University and Solutions to Campus and Smart Cities-Prof. Wolfgang Bauer (Associate Vice President for Administration at Michigan State University (MSU) and Leader the MSU Mobility Plan.

10h30 - Coffee Break - Visita aos Pôsteres de Projetos

11h -     Campus da Universidade Federal de Santa Catarina-Cidadania Ambiental-Prof. Dr. Ricardo Ruther-Coordenador do Projeto Ônibus Elétrico e do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar.

11h30 - Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS): Polo de Tecnologias para o Desenvolvimento-Prof.Dr. Marco Aurélio Lima-Coordenador do HIDS-UNICAMP.

11h50 - Debate e Perguntas

12h30 - Almoço

MESA 2: Cidade Inteligente: Passado, Presente e Futuro

14h - Cidades do Futuro-Dra. Gabriela Celani-Coordenadora do Espaço Plasma de Maker e Coworking/UNICAMP.

14h20 - Campinas Cidade Inteligente, Humana e Sustentável-Dr. Carlos A.S. Passos, Assessor Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação-SMDEST/Prefeitura Municipal de Campinas.

14h50 - Inovação e Transformação Digital para o Desenvolvimento em Campinas. Dra. Vanderleia Radaelli. Especialista Líder em Ciência, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Chefe do Projeto do BID com a Prefeitura Municipal de Campinas.

15h20 - Coffee Break - Visita aos Pôsteres de Projetos

15h50 - A Participação Social na construção de cidades inclusivas e sustentáveis. Cláudia Oliveira, Socióloga e Coordenadora de Mobilização na ONG Minha Campinas.

16h20 - Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolver Soluções Inteligentes - Márcio Venício Pilar Alcântara Superintendente de Pesquisas e Desenvolvimento e Eficiência Energêtica SPE/ANEEL.

Mesa 3: Discussão sobre Viabilidade de Desenvolvimento de Parcerias, Convênios e Projetos

17h10 - Encerramento

 

CURRICULUM VITAE - Palestrantes e Convidados:

 

Wolfgang Bauer

Bacharel em Fisica (1981), Mestrado em Fisica(1985) e Doutorado em Fisica (1987) pela Justus-Liebig Universität Giessen, Alemanha. Desde 1988 é professor e pesquisador da Michigan State University (MSU), USA. Desde 2001 é o chefe do Departamento de Física e Astronomia da MSU. Foi o fundador e diretor (desde 2009) do Institute for Cyber-Enabled Research (iCER-MSU). Ele é o autor de vários livros didáticos de física. Prêmios e honrarias: Alexander-von-Humboldt Foundation Distinguished Senior U.S. Scientist Award (1999), Fellow of the American Physical Society (2003), ComputerWorld 21st Century Achievement Award for Education and Academia (2003), University Distinguished Professor (2007). Possui 120 artigos publicados. Foi o responsável pela implantação dos cursos virtuais na Michigan State University (decima segunda universidade de maior reputação no mundo). Responsável pela implantação do Plano de Transição para Energias Renováveis na MSU, integrando também o Ensino e Pesquisa aos objetivos e atividades. A implantação de painéis solares e sistemas de cogeração de energia gerará economia à Universidade em torno de 10 milhões de dólares, contribuindo para a redução das emissões de CO2, tornando o campus da MSU sustentável.

 

Bárbara Teruel

Engenheira Mecânica pela Universidad de Oriente (Cuba, 1989). Mestrado e Doutorado pela UNICAMP (Engenharia Mecânica e Especialização em Automação e Controle de Processos Agroindustriais, 2000). Professor e Pesquisador na Faculdade de Engenharia Agrícola desde 2006 (Professor Associado 5.2). Prêmio de Excelência Acadêmica Zeferino Vaz (2015). Coordenador e Pesquisador Principal em projetos com financiamento nacional e internacional. Executora de parcerias e convênios com Universidades de Europa e das Américas. Membro de projeto da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2011). Membro Titular da Câmara de Eficiência Energética da UNICAMP.

 

Luiz Carlos Pereira da Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Em 1999 participou do programa de doutorado sanduíche na Universidade de Alberta-Canadá, e em 2008 atuou como professor visitante da Universidade Técnica da Dinamarca - DTU. Atualmente é professor associado MS5.3 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica. Recebeu o prêmio de excelência acadêmica Zeferino Vaz da UNICAMP em 2012.Coordena o Projeto Campus Sustentável da UNICAMP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

 

Ricardo Rüther

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Engenharia Metalúrgica (UFRGS-1988), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (UFRGS-1991), doutorado em Electrical and Electronic Engineering - The University of Western Australia (UWA-1995) e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). Atualmente é coordenador do Laboratório FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da). Diretor Técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Foi fundador e primeiro presidente da ISES do Brasil (Seção Brasileira da International Solar Energy Society) e atual presidente da ABENS (Associação Brasileira de Energia Solar). Membro do Comitê Assessor em Fontes Renováveis de Energia do CNPq (CA-EN) no período 2014-2017.

 

Gabriela Celani

Arquiteta e mestre pela FAU-USP, Doutora em Design and Computation pelo MIT. Livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade de Lisboa. Desde 2004 é pesquisadora endocente do departamento de Arquitetura e Construção da Unicamp, onde criou o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto. É membro do conselho editorial da revista International Journal of Architectural Computing (IJAC) e é vice-presidente da Fundação CAAD Futures. De 2015 a 2018 foi Diretora de Projetos do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Atualmente é assessora do Reitor da Unicamp.

 

Carlos Passos

Doutor na área de Computação e Automação Industrial pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação- FEEC/UNICAMP. Especialização em Automação da Manufatura realizada no Laboratoire d'Automatique et d'Analyse des Systèmes - LAAS/CNRS, Toulous, França. Assessor Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo (SMDEST) da Prefeitura Municipal de Campinas. Secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (CMCTI). Membro do Conselho Superior do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e do Conselho Superior da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Ex-pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer do MCTIC, Ex Vice-Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora. Consultor ad hoc do CNPq, Fapesp, Finep, BNDES e outros.

 

Marco Aurelio Pinheiro Lima

Graduação e Mestrado em Física, São Paulo). Doutoramento no California Institute of Technology, Caltech, Pasadena, EUA (1981-1986). É professor titular desde 1998. Proferiu diversas palestras, a convite, em conferências internacionais (Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Dinamarca, Suécia, Portugal, Japão, Índia, Venezuela, Argentina, Alemanha, Rússia, Chile, Jordânia e Cuba. Foi diretor e implantou o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol CTBE/CNPEM (2008-2012), www.bioetanol.org.br. É físico teórico e faz pesquisa em física atômica e molecular, na área de espalhamento de baixa energia de pósitrons e elétrons por moléculas. Foi (2004-2012) um dos editores da revista European Physical Journal D. Coordenou projeto temático da Fapesp (2009-2013) sobre aplicações de plasmas em biomassa para produção de etanol. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento acadêmico Zeferino Vaz em 2001 e em 2013. Eleito, em 2015, membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Atualmente (início em 2017) é o Diretor Executivo de Planejamento Integrado da UNICAMP (DEPI/Reitoria/UNICAMP).

 

Vanderleia Radaelli

É Economista e possui Mestrado e Doutorado em Política Científica e Tecnológica. Especialista Líder em Ciência, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) onde trabalha com temas como: sistemas nacionais, regionais e setoriais de inovação, políticas de C&T&I e propriedade intelectual, ambientes de inovação, startups, competitividade industrial, clusters industriais, cadeia de valor global e cidades inovadoras.

 

Claudia Oliveira

Possui Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-Campinas. Atuou no CDI (Comitê para Democratização da Informática), como articuladora de comunidades e formação para educadores sociais. Desde 2015, é Co-Fundadora e Diretora de Mobilização na ONG Minha Campinas, atua na organização como Coordenadora de Campanhas de Mobilização Social e Articulação de Redes. Atualmente é Conselheira no CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano).

 

Márcio Venício Pilar Alcântara

Márcio Venício Pilar Alcântara é Engenheiro Eletricista e possui Mestrado e Doutorado em Energia Elétrica ambos pela FEEC UNICAMP. Trabalhou como Engenheiro Eletricista da Companhia Energética de Goiás e, atualmente, é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia Elétrica na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde novembro de 2008 onde trabalha com a regulação dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética das empresas de energia elétrica do Brasil. Seus estudos têm como ênfase: Sistemas Elétricos de Potência, Rede Inteligente de Energia Elétrica (Smart Grid), Eficiência Energética, Distribuição de Energia Elétrica e Sistemas Inteligentes.

 

Organização:

Apoio: