— EVENTOS

Fórum Permanente: Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas.

Fórum Permanente: Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas.



O Fórum Permanente: Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas, tem por objetivo destacar a relação entre universidades públicas (federais e estaduais) e a COVID-19 no Brasil a partir de duas perspectivas: a primeira focaliza a contribuição dessas instituições em termos dos impactos de seus produtos, decorrentes de pesquisas científicas, e da participação de seus membros no debate público envolvendo ciência, tecnologia e política sanitária, à evolução do conhecimento sobre o Coronavírus, a Covid19, os impactos sobre a organização da pesquisa (entre grupos e nas redes de pesquisa, por exemplo), entre outros; a segunda trata dos impactos da crise sanitária nas universidades e em suas respostas para enfrentá-los, tomando em conta, por exemplo, as questões de atração e permanência dos alunos e as políticas internas e externas para dar conta dessa política: financiamento das ações, a emergência de novas questões, a recuperação dos conteúdos pedagógicos e conceituais, entre outros. 



Evento

Fórum Permanente: Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas.

Detalhes do evento

Data do evento: 14/10/2021

Período de inscrição: 15/09/2021 a 14/10/2021

Local: On-line: www.foruns.unicamp.br

(acessar o link na data do evento)

Evento: GRATUITO.

Unidade/Órgãos envolvidos:  Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Departamento de Política Científica e Tecnológica / Instituto de Geociências e Faculdade de Educação.

Organizadores: 

Pesquisadora Ana Maria Carneiro | NEPP/UNICAMP.

Profa. Dra. Ana Maria Nunes Gimenez | DPCT/IG/UNICAMP.

Profa. Dra. Helena Sampaio | FE/UNICAMP.

Profa. Dra. Maria Beatriz M. Bonacelli | DPCT/IG/UNICAMP.

PROGRAMAÇÃO

14/10 (quinta-feira)

14h - Abertura.

14h20 - Mesa 1: Universidade Pública e Ciência no Combate à Pandemia de COVID-19.

Prof. Dr. Cássio da Nóbrega Besarria | UFPB.

Profa. Dra. Marisa Beppu | EQ/UNICAMP.

Profa. Dra. Ana Célia Castro | UFRJ.

15h20-Debate.

Moderadora: Profa. Dra. Ana Maria Nunes Gimenez | DPCT/IG/UNICAMP.

15h50 - Mesa 2: Efeitos da Pandemia de COVID-19 na Universidade Pública e Respostas Institucionais.

Maria Rebeca Otero Gomes | UNESCO.

Profa. Dra. Eliana Amaral | Obstetrícia/FCM/UNICAMP.

Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos | UFABC.

16h50 - Debate.

Moderadora: Profa. Dra. Maria Beatriz M. Bonacelli | DPCT/IG/UNICAMP.

17h10 - Encerramento.

CURRICULUM VITAE DOS CONVIDADOS E PALESTRANTES:

Prof. Dr. Cássio da Nóbrega Besarria - Professor adjunto da UFPB. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC) da mesma Universidade. Possui graduação em Economia e mestrado em Economia Aplicada pela UFPB e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2020 o LABIMEC foi certificado com o “Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social”, da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), pelas contribuições prestadas às autoridades para a tomada de decisões no combate à pandemia do Sars-CoV-2.

Profa. Dra. Marisa Beppu - Professora titular em Engenharia Química da Unicamp, com ênfase em polímeros naturais e em biorrecursos, Seis Sigma e qualidade de processos. Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (LEQUIP) desde 2002. Realizou graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Unicamp, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA), pós-doc no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e, posteriormente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Foi Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp entre 2017-2019. Em 2021, recebeu Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (6a edição), na categoria “Tratamento e Prevenção”, com o projeto “Recobrimento antiviral para a funcionalização de superfícies de equipamentos de proteção individual”, criando o SprayCov, capaz de eliminar o coronavírus de superfícies, como os equipamentos de proteção individual (EPIs), formando uma barreira ativa que destrói o SARS-CoV-2.

Profa. Dra. Ana Célia Castro – Professora Titular do Instituto de Economia da UFRJ. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - IE/UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT/PPED. Coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação). Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil - China). Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ. Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela UNICAMP e pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Ma. Maria Rebeca Otero Gomes - Desde 2012 é Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil onde atua em projetos, programas e atividades de Educação nos quais a UNESCO oferece cooperação técnica. Atuou por 11 anos no Ministério da Saúde, sendo 05 anos na unidade de Epidemiologia do Programa Nacional de DST e Aids. Trabalhou como Oficial de Programas de Educação Preventiva em HIV/Aids da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura - UNESCO por 11 anos. Realizou graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP, é especialista em Saúde Pública pela UNICAMP e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

Profa. Dra. Eliana Amaral - Professora-Titular de Obstetrícia na Unicamp. Fez pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde na FCM/Unicamp. É facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNICAMP entre 2017-2021.

Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos - Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil/África (UFABC); pesquisador associado do Grupo de Antropologia da Comunicação de Université da Côte d ́Ivoire; membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP, doutorado em Sociologia pela USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública/USP.