— EVENTOS

"O Desastre da Mina Córrego do Feijão (MG): universidade e a sociedade em busca de soluções"

O presente Fórum faz parte de uma das atividades do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB) que conta com uma extensa equipe multidisciplinar de Professores, Pesquisadores, Funcionários Técnico-Administrativos e Alunos de Pós-Graduação e Graduação com representantes de quase todas as unidades de ensino e pesquisa, núcleos e centros de pesquisa da UNICAMP e de outras universidades -USP e UNESP - e Institutos de Pesquisa como a EMBRAPA, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, o Centro Boldrini e o CTI Renato Archer, entre outros. Constituído pela UNICAMP e liderado pelo Professor Jefferson Picanço do IG da Unicamp, este Grupo se mobilizou, inicialmente, em torno do desastre-crime em Brumadinho, e foi tomando um objetivo mais abrangente conforme suas reuniões foram acontecendo. Neste Fórum, especificamente, discutiremos de modo mais pontual o rompimento das barragens em Brumadinho e em Mariana, mas já refletindo esse acontecimento associado a barragens de rejeito, com discussões envolvendo marcos legais e técnicos, impactos de curto, médio e longo prazos em termos econômicos e sociais e no meio físico (água, solos, biota), além dos riscos envolvidos pela presença de barragens de rejeito.

Evento

FP: "O Desastre na Mina Córrego do Feijão (MG): universidade e sociedade em busca de soluções"

Detalhes do evento

Data do evento: 08/05/2019

Período de inscrição: 16/04/2019 a 07/05/2019

Local do evento: Centro de Convenções

Evento: GRATUITO

Organização: IG, IMECC, FT, IB, FEC, FEEC, IFCH, IEL, NEPAM, NEPO, LABERURB - UNICAMP - Centro Boldrini, EMBRAPA-Meio Ambiente, unidades de USP e UNESP.

Coordenação: Jefferson de Lima Picanço (IG), João Frederico da C.A Meyer (IMECC), José Mário Martínez (IMECC) e Claudia Pfeiffer (LABEURB) UNICAMP.

Programação:

8h30 Credenciamento

9h - Abertura

9h30 - Palestra 1 "Geograficidade e confluências nos desastres tecnológicos da Samarco (2015) e da Vale (2019)"

Prof.Dr. Alfredo Costa (IFNMG)

10h30 - Coffee Break

11h - Mesa redonda 1: "Os desastres em Brumadinho e Mariana poderiam ser evitados?"

-Wilson Shoji Yomasa (IPT)

-Fabricio Soler (Consultor em Direito ambiental)

-Renato Lima (CENACID/UFPR)

12h30 - Almoço

14h- Palestra 2: "Trabalhar com Políticas Públicas e sustentabilidade: um desafio humano e multidisciplinar!"

Profa.Dra. Leila Ferreira (NEPAM-IFCH-UNICAMP)

15h - Coffee break

15h20 - Mesa redonda 2*: "Quais as consequências dos desastres com barragens de rejeito no meio ambiente e na sociedade? Que soluções podemos oferecer?"

-Maria Naíse de Oliveira Peixoto (UFRJ)

-Juliano Costa Gonçalves (UFSCAR)

-José Mario Martinez (IMECC-UNICAMP)

16h45 - Encerramento