— NOTÍCIAS

Apoio em saúde mental para profissionais da saúde

Confira as informações sobre o atendimento



|Texto: Felipe Gonçalves |Carta: Dra. Renata C. S. de Azevedo |Edição de imagem: Gabriela Repasch |Vídeo: Mateus Gotardi |Divulgação: Mariane Kerekes

 

No contexto atual, da pandemia de Coronavírus, muitas pessoas se sensibilizaram com o outro e decidiram contribuir, de alguma forma, diante de todas as dificuldades que o momento exige. Por isso, o Voluntariado Unicamp foi criado, para atender o anseio de uma comunidade que deseja ajudar e apoiar ações voluntárias, ao mesmo tempo que muitos precisam de amparo.

Além de diversas outras áreas que o Voluntariado decidiu ajudar, a área da Saúde é um dos focos do grupo. Tendo em vista o trabalho fundamental de profissionais que trabalham diretamente no ambiente hospitalar, lidando com os desafios progressivos, um apoio de profissionais de saúde mental pode ser muito benéfico.

Diante disso, foi disponibilizado um canal em que esses profissionais estarão à disposição para ajudar a enfrentar esse momento difícil. Leia a seguinte carta, do projeto coordenado pela Dra. Renata C. S. de Azevedo, Chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, em conjunto com profissionais do SAPPE, CECOM e GRAPEME, direcionada aos profissionais da saúde da Unicamp:

 

“Prezados colegas profissionais do HC da Unicamp

Estamos passando por uma experiência inédita para toda a sociedade e particularmente para os profissionais da saúde. Certamente ninguém está preparado para o que está ocorrendo e para o que as próximas semanas trarão.

Temos presenciado inúmeras iniciativas de empatia, altruísmo e responsabilidade por parte de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, entre tantos outros com atuação direta e indireta no ambiente hospitalar, o que renova a percepção de que a adversidade pode despertar o melhor em nós.

Ao lado disto, sentimentos de insegurança, medo, preocupação ou mesmo sintomas de ansiedade, insónia ou tristeza intensa podem ocorrer, reações absolutamente humanas diante deste cenário, que trazem sofrimento e que necessitam de apoio.

Diante disto, estamos disponibilizando grupos de apoio virtuais aos profissionais de saúde para que possam ser ouvidos em suas angústias e dividir com outros colegas e profissionais de saúde mental esta vivência, tornando-a menos sofrida.

Esperamos com isto ajudar a lidar com as dificuldades e reforçar em cada um a consciência da importância de seu trabalho neste contexto.

Para que possamos ter ideia do número de pessoas que gostariam de participar e organizar o número de profissionais e horários disponibilizados, pedimos que manifeste seu interesse pelo email:

apoioprofissionais@hc.unicamp.br   ”