Sobre os fóruns

Promovendo a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade

Missão

Os Fóruns Permanentes da Unicamp, criados com o objetivo de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade, completaram, em 2022, dezenove anos de realização.

Em 2017, o Programa passou a fazer parte da estrutura da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Atualmente os Fóruns Permanentes estão ligados diretamente ao Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) .

A proposta central para a realização de fóruns no ambiente acadêmico é colocar em debate temas atuais e relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação. Trazer para a discussão especialistas e representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com as temáticas, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, diálogo esse mediado pela cultura e pela extensão. A reflexão, a interpretação e a sistematização das temáticas sob diferentes pontos de vista, num diálogo inter e multi e transdisciplinar, podem fomentar o estabelecimento de novos valores, motivando a proposição de soluções inovadoras, conectando ainda mais a universidade aos movimentos da sociedade.

A seleção das temáticas para o ano de 2022 é realizada por professores indicados pelos diretores de faculdades e institutos e distribuídos por área de conhecimento.

Comissão de Avaliação - Fóruns Permanentes

José Luiz Costa - FCP-ProEC - PRESIDENTE

Sônia Maria de Camargo Mazzariol - Fóruns Permanentes - ProEC

Ana de Medeiros Arnt - IB

Ariane Polidoro Dini - FENF

Bernardo Tavares Freitas - FT

Christian Rodolfo Esteve Rothenberg - FEEC

Débora Mazza - FE

Diego Jair Vicentin - FCA

Edson do Prado Pfutzenreuter - IA

Jesus Enrique Garcia - IMECC

Luciana Asprino - FOP

Márcia Azevedo Abreu - IEL

Paula Teixeira Fernandes - FEF

Omar Ribeiro Thomaz - IFCH

Baixar Catálogo DCult