Sobre os fóruns

Promovendo a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade

Missão

Os Fóruns Permanentes da Unicamp, criados com o objetivo de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade, completam, em 2018, quinze anos de realização. Em 2017, o Programa passou a fazer parte da estrutura da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A proposta central para a realização de fóruns no ambiente acadêmico é colocar em debate temas atuais e relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação. Trazer para a discussão especialistas e representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com as temáticas, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, diálogo esse mediado pela cultura e pela extensão. A reflexão, a interpretação e a sistematização das temáticas sob diferentes pontos de vista, num diálogo inter e multi e transdisciplinar, podem fomentar o estabelecimento de novos valores, motivando a proposição de soluções inovadoras, conectando ainda mais a universidade aos movimentos da sociedade.

A seleção das temáticas para o ano de 2018 foi realizada por professores indicados pelos diretores de faculdades e institutos e distribuídos por área de conhecimento.

Comissão dos Fóruns Permanentes

Prof. Dr. Alessandro Lucas da Silva – FCA

Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas – IA

Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus – IQ

Prof. Dr. Fabio Mascaro – IFCH

Profa. Dra. Janaína Oliveira Pamplona da Costa – IG

Profa. Dra. Luciana Tatagiba – IFCH

Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues – FEAGRI

Prof. Dr. Marcelo Lancellotti – FCF

Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas – FENF

Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Júnior – IA